o    

on line

ARVO

P     on line                                                                                                                               Edição: 828, Quarta-feira, 14 de Dezembro de 2011   

             

TÍTULOS DA EDIÇÃO Nº 388 DE 06.12.2011 DA REVISTA OPARVO NAS BANCAS -  Sociedade: A vida fácil dos ladrões   //   Actividades presidenciais: Decretos presidenciais designam novos membros ao CE e ao CSMJ  //  Economia: OGE/2012 do Governo de Patrice Trovoada aprovado com 27 votos a favor, 19 abstenções e seis contra   //  Poemas: “Sabãozinho e água” e “A essência da paixão”   //  Opinião: Algumas palavras sobre o 5 de Novembro - Dia da Juventude são-tomense - Actividades ou Políticas? (II)  // Crónica: as várias encarnações do homem   // Sociedade: Mister Page vai lançar um novo CD   //  Opinião: Viagem turística de Libreville para STP daria grande rendimento às ilhas  // Comentário: Deputados atarantados com medidas do Governo de Patrice Trovoada          

Director: Ambrósio Quaresma

 

 

 

   Actualidade

 

 

 

Politica

 

 

 

Sociedade

 

 

 

Economia

 

 

 

Versão Imprensa

 

 

 

Analise

 

 

 

Opinião

 

 

 

Carta do Leitor

 

 

 

Cultura

 

 

 

Desporto

 

 

 

Arquivo de Notícia

 

 

 

Públicidade

 

 

 

Ficha Técnica

 

 

 

Direcção O Parvo On-line: ampaq1958@hotmail.com

Redação O Parvo On-line:

oparvo@cstome.net

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pub

Desporto é vida, é saúde e contribui para a união e solidariedade nacional e internacional entre cidadãos e povos do mundo.  E, para alcançar esse objectivo, o Governo decidiu levar a cabo uma CAMPANHA de mobilização de recursos e de apoios materiais, técnicos e financeiros, denominada “Onda da Vitória”, até Dezembro de 2011.»»»»

Universidade Fluminense do Brasil

vai capacitar jornalistas são-tomenses

O Parvo 12-12-2011 Fruto de uma cooperação entre a Universidade Fluminense do Brasil, a Agência Brasileira de Cooperação e o Estado são-tomense, quadros da Televisão Santomense e da Rádio Nacional irão receber formação na área da educação e comunicação social.»»»»

No quadro do Projecto Saúde para Todos

Médicos portugueses operam dezenas

 de crianças e fazem manutenção do bloco operatório do Ayres Menezes

O Parvo 09-12-2011 Mais de vinte crianças com problemas de hérnia e sequelas de queimaduras já foram operadas no Ayres de Menezes por médicos portugueses, no quadro do Projecto Saúde para Todos. Em apenas quatro dias de trabalho, realizaram cerca de 25 cirurgias, um número superior a 50 porcento de crianças operadas na primeira missão realizada em Junho passado, que durou apenas 15 dias.»»»»

Sociedade

Mister Page vai lançar um novo CD

O Parvo 08-12-2011 Depois de ter lançado no mercado nacional, o seu mais recente trabalho, “Quem é Você”  em Dezembro de 2010, gravado em Portugal nos estúdios do musico produtor, José  Orlando. Agora, o “Mister Pager, seu nome artístico, deseja gravar um novo álbum a partir do dia 23 deste mês em Portugal, intitulado “Esperança”.»»»»

“A essência da paixão”

O Parvo 07-12-2011

A sombra do teu olhar me encontro,

Num mimo que me viro tão feliz,

Descansando de amor ternura e sonhos

De um sonho tão cansado de sorrir,

Sem a certeza se porém poderes fiar

Vezes mais que eu quiser só te amar.»»»»

“Sabãozinho e água”

O Parvo 05-12-2011

O mundo todo em movimento,

É lavado todos os dias.

Seja branco, amarelo ou preto,

O sabão, não tem rival.»»»»

Internacional: Opinião

Kadhafi morto e calado:

”Uma boa notícia”?

O Parvo 01-12-2011 Pelo bem do respeito o ecrã é uma ferramenta importante e de aquisição de informações rápidas e também uma fonte de erro e, sobretudo, de falsificações de valores fundamentais. Tomamos como exemplo, o assassinato do Kadhafi. Certo que é uma boa coisa que a Líbia seja livre de um ditador sanguinário. Mais era preciso por isso massacrá-lo dessa maneira, e apressar-se em divulgar as imagens de um cadáver em sangue e passa-lo na Net e nas televisões? »»»»

Opinião: Política

O sentido da candidatura e eleição

do Dr Pinto da Costa

O Parvo 28-11-2011 Estimados leitores, venho trazer até vós mais um artigo de opinião através do qual expresso a minha indignação relativamente ao resultado da 2ª volta da eleição presidencial de domingo, 7 de Agosto último. »»»»

STE decreta greve na Função Pública

e manifestação dos licenciados

O Parvo 24-11-2011 A greve dos trabalhadores da Função Pública e a manifestação dos trabalhadores licenciados estão de pé. Aurélio Silva, presidente do STE (Sindicato dos Trabalhadores do Estado) confirmou esta quarta-feira que no dia 28 começa a greves dos trabalhadores do Estado e os licenciados estarão em manifestação pública no dia 30 deste mês.»»»»

Polícia de trânsito morre em serviço

 por atropelamento

O Parvo 24-11-2011 Tudo aconteceu nos princípios da tarde desta quarta-feira, 23, na via da Marginal da cidade de SãoTomé em plena movimentação da hora de ponta. Um polícia de trânsito teve morte imediata num acidente que envolveu uma carinha Dina carregada de tábuas de construção provenientes do distrito de Lobata. »»»»

“O ícone de Nali”

O Parvo 22-11-201

Vinha a distância tão perto,

De olhar essa longa história de amor…

Vivi para ti, só de ofertas…

Chorei calado, amor sem calor,

Que as circunstâncias mais me envolveram. »»»»

STP joga hoje com Congo Brazzaville

para cumprir o calendário dos jogos

O Parvo 15-11-2011 A selecção nacional de futebol, depois de perder em casa por 5-0, partiu esta segunda-feira para o jogo da segunda-mão esta terça-feira no Congo Brazzaville. STP precisa marcar seis golos e sofrer no máximo um para conseguir passar à fase de grupos da pré-eliminatória do mundial de futebol de 2014 em Brasil. »»»»

 

Vigilantes da AGER acomodam-se num

espaço de atendimento esfarrapado

O Parvo 11-11-2011 É este o espaço de trabalho (um metro de altura e dois de largura) reservado aos quatro vigilantes, debaixo do edifício, da Autoridade Geral de Regulação (AGER) na Avenida 12 de Julho. Os vigilantes dizem que a Administração da instituição tem-nos tido como “trapos” ou trabalhadores esfarrapados. Acomodam-se numa autêntica caverna na parte traseira do edifício. »»»»

Distrito de Caué já está regionalizado, formalmente

O Parvo 10-11-2011 O distrito de Caué é uma das regiões mais ricas de SãoTomé e Príncipe em fauna e flora, mas que está condenado à pobreza ou ao subdesenvolvimento pela simples razão de natureza política. Ou melhor, por causa da ausência dos sucessivos governos do País, leva-nos a pensar que esta zona do País já está regionalizada, informalmente.»»»»

“Velho Cavaleiro”

O Parvo 08-11-2011

Vem aí, o velho cavaleiro,

Na mira de um dia distante,

Vem puxando as rédeas devagar,

Por esses castelos já conhecidos,

Num cavalo igo meio adormecido. »»»»

UNDP, FDC e PTS querem uma oposição

parlamentar mais exigente

O Parvo 01-11-2011 Em 14 meses de governação, o Governo de Patrice Trovoada não conseguiu alterar a situação do País. A constatação é da União Nacional para Desenvolvimento e Progresso, UNDP, Frente Democrata Cristã (FDC) e Partido Trabalhista Santomense, (PTS) em conferência de imprensa conjunta, 31 de Outubro aos órgãos da comunicação social.»»»»

Sorteio de 25 a 31 de Outubro

Mega festa com grandes prémios na CST (vivo) e (off)

»»»»

Caros leitores, sêja lovádo

Nón ça ni pligu (estamos em perigo)

O Parvo 27-10-2011 Povo  de São-Tomé e Príncipe,

Nón ça ni pligu… (Estamos em perigo…) Sabem porquê?  

Por vezes,   algumas pessoas pensam que estão a fazer bem, mas no fundo essa mesma pessoa sabe muito bem que está a fazer mal. Estou a falar dos  FISCAIS que não estão a fazer o seu trabalho como manda a lei. »»»»

Direito de Resposta

Direito de Resposta de uma Cidadã Nacional

O Parvo 24-10-2011 Em resposta as denúncias do Estanislau Afonso, cumpre responder com base nos factos seguintes:»»»»

PAPAFPA inaugura lavandaria, chafariz

e latrinas na localidade de Queluz

O Parvo 14-10-2011 A comunidade de Queluz já tem água canalizada, uma lavandaria e trinta latrinas. As obras inauguradas esta semana, são da iniciativa do Programa de Apoio Participativo a Agricultura Familiar e Pesca Artesanal (PAPAFPA), avaliadas em 626 milhões de dobras. »»»»

“Amor Beleza”

O Parvo 12-10-2011

Os dias já foram, e eu vim te ver,

Essa solidão, apertou o meu peito.

Sei que eu sinto, que é tão assim,

Só querendo, te ver todos dias. »»»»

Pinto da Costa poderá ser digno

de uma estátua se quiser

O Parvo 07-10-2011 É verdade Sr. Presidente da República Dr. Manuel Pinto da Costa, a cogitação que se segue é a dedução daquele ditado que diz qualquer coisa como: em política o que falta e o que é de facto impossível, é uma vaca voar. Pinto da Costa, um dos mais importantes filósofos da história do pensamento ocidental Immanuel Kant, afirma que o esclarecimento é a saída do ser humano do estado de menoridade para alcançar a maioridade. Mais do que alcançar é um libertar-se das cadeias que o prendem dentro da menoridade. A maioridade é uma demonstração de autonomia humana – ter uma ideia, um pensamento.»»»»

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Atenção Leitores

Estamos na construção de um novo site já na sua fase final dentro de alguns dias. Trata-se de um novo visual, por isso, podem já entrar através do www.parvodigital.info   Façam as críticas e dêem também as vossas sugestões para melhor servirmos este grande público.

A Redacção

Actividades Presidenciais

Presidente da República recebe crianças

do Jardim das Madres Canossianas

O Parvo 14-12-2011 O Presidente da República, Manuel Pinto da Costa recebeu, esta terça-feira no Palácio do Povo, as crianças do jardim das Madres Canossianas, onde ofereceram ao chefe de Estado um presente de Natal.»»»»

Sociedade

Apresentação do relatório final sobre

energias renováveis no distrito de Lobata

O Parvo 14-12-2011 A Direcção Geral do Ambiente em colaboração com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, PNUD, realiza amanhã, a partir das 8:30 na sala de conferências das Nações Unidas um atelier de apresentação do relatório final sobre o estudo das operações de energias renováveis no distrito de Lobata. »»»»

Governo reúne-se com mais de 22

parceiros de desenvolvimento de STP

O Parvo 13-12-2011 O governo continua a fazer demarches para encontrar financiamentos para execução do seu programa de desenvolvimento, à luz do Orçamento do Estado de 2012. Com o OGE aprovado pela Assembleia Nacional, o Governo intensifica marches para atrair financiamentos para sustentar o seu programa.»»»»

Feira de produtos industriais taiwaneses

no Hotel Miramar

O Parvo 13-12-2011 Decorre desde segunda-feira até amanhã, dia 14, no Hotel Miramar, a feira dos produtos das indústrias culturais e criativas de Taiwan. Tudo alusivo ao centésimo aniversário da implantação da República da China Taiwan que se assinala a 1 de Janeiro de 2012, cujas comemorações tiveram início seis deste mês.»»»»

OGE e GOP difíceis para 2012

Oposição parlamentar bloqueia parte

de financiamento do programa do Governo

O Parvo 12-12-2011 A Comissão dos Assuntos Económicos da Assembleia Nacional aprovou, nove deste mês, na especialidade do Orçamento Geral do Estado e as Grandes Opções do Plano para o ano económico 2012. Aprovação de documentos que põem o Governo de Patrice Trovoada de mãos atadas apara atender alguns dos objectivos do seu programa, pelo facto da oposição do MLSTP/PSD e PCD terem alterado o orçamento proposto. »»»»

Símbolo Nacional queimado no Príncipe

e as reacções de condenação são unânimes

O Parvo 09-12-2011 Oito meses depois de as autoridades regionais terem instituído o Hino e a Bandeira regional, a Região Autónoma do Príncipe acorda oito de Dezembro em alvoroço. Pela calada da noite a Bandeira Nacional foi arreada e queimada na Praça Marcelo da Veiga em frente do edifício Passos do Concelho, onde funciona a Presidência da República naquela região.»»»»

Deputados atarantados com medidas

do Governo de Patrice Trovoada

O Parvo 09-12-2011 Redondamente, o País perdeu excessivamente com castas que só souberam e sabem viver e ver STP imerso na balbúrdia – a atual certa oposição. Uma boa forma de surripiar o bem público. Isto é intolerável. Com certeza! Sim, devo prestar uma sucinta elucidação de modo se restarem dúvidas, que sejam nas cabeças dos que só as (cabeças) têm, porque são seres humanos. »»»»

Crónica: as várias encarnações do homem

O Parvo 09-12-2011 Era um dia de chuva, triste como outro qualquer. Estava a janela da minha casa via-a deslizar fluente sobre as árvores em forma de raios. Não como os que queimam a alma mas os que limpam. Queria não só vê-la mas queria-a em mim, no meu corpo, lavando a minha alma de coisas do passado que me assaltam cada dia. Vejo-os como um fantasma de noite, mas agora vejo-os através dos raios de chuva como se um espelho se tratasse.»»»»

Sociedade

“Eterno recomeçar na reforma

do sistema da justiça em STP”

O Parvo 08-12-2011 Considerações do Presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Silvestre Leite, durante a apresentação ontem do programa sobre a reforma do sistema da justiça. »»»»

Sociedade

ONTSTP-CS dá formação sobre direitos

e deveres dos trabalhadores na Rosema

O Parvo 08-12-2011 O desconhecimento de leis laborais e da Função Pública é assunto preocupante para muitos trabalhadores do País. Uma situação que os deixa vulnerável à exploração e maus tratos pela classe empregadora. E, como forma de os habilitar para discutir os seus direitos e deveres, a Organização Nacional dos Trabalhadores de São Tomé e Príncipe -Central Sindical (ONTSTP-CS) tem vindo a implementar actividades de formação a diversos sectores laborais do Estado e privados do País. »»»»

Presidente da República recebe

o Presidente do Tribunal de Contas

O Parvo 07-12-2011 O presidente da Republica, Manuel Pinto da Costa encontrou-se esta terça-feira com o presidente do Tribunal de Contas, José António Monte Cristo com quem pôde inteirar-se do funcionamento deste órgão fiscalizador das contas do Estado. »»»»

Opinião

 Aos que me quiserem ouvir

Algumas palavras sobre o 5 de Novembro - Dia da

Juventude são-tomense - Actividades ou Políticas? (II)

O Parvo 06-12-2011 É imperioso, no entretanto, com a maior brevidade possível, lançar um Programa Nacional de Inclusão de Jovens com carácter emergência, voltado inicialmente para jovens de 16 a 21 anos, que não concluíram o ensino fundamental. E que seja desenvolvido um programa pioneiro da política nascente, enraizada na compreensão actualizada da singularidade dos jovens e na articulação de acções de diferentes Ministérios, buscando realizar uma perspectiva de política integrada; e sinalizar o montante de recursos a eles destinado, segmento a ser assumido pelo governo central, bem como comprometer-se com a produção de impactos reais na qualidade de vida dos jovens.»»»»

Opinião

Viagem turística de Libreville para STP daria

grande rendimento económico às ilhas

O Parvo 06-12-2011 SãoTomé e Príncipe, ilha maravilhosa e muito bom para o turismo. Tem todas as condições naturais e só falta alguma coisa para atrair milhares de turistas.»»»»

A vida fácil dos ladrões

O Parvo 05-12-2011 Esta imagem demonstra o trabalho dos ladrões em muitas zonas rurais. Uma prática já vulgarizada no País, principalmente em Cantagalo, Mé-Zóchi e Lobata. Muitos agricultores, horticultores e criadores de animais são vítimas diárias dos ganhadores de vida fácil. E é assim uma das razões por que muitos deixaram de plantar e criar animais. A proliferação de gatunos está a levar desânimo aos que pensam ganhar a vida com o trabalho honesto.»»»»

Economia

OGE/2012 do Governo de Patrice Trovoada aprovado

com 27 votos a favor, 19 abstenções e seis contra

O Parvo 05-12-2011 A aprovação na generalidade do Orçamento Geral do Estado (OGE) para o ano económico de 2012 aconteceu, no último sábado, três de Dezembro, pela Assembleia Nacional no final de três dias de debates. A bancada do partido ADI, que sustenta o Governo, aprovou o documento com 26 votos, o MLSTP/PSD (oposição) absteve-se com 19 votos e o PCD (oposição) votou com seis votos contra. O MDFM/PL, também da oposição, deu o seu único voto a favor.»»»»

“Total” marca para 2012 as primeiras perfurações

no bloco nº1 da Zona Conjunta STP e Nigéria

O Parvo 01-12-2011 A empresa petrolífera “Total” prevê, para o inicio do próximo ano, fazer as primeiras perfurações no bloco de petróleo nº1, na zona conjunta entre São Tomé e Príncipe e a Nigéria. O programa de 2012 desta operadora contempla duas perfurações nesse bloco de exploração conjunta, que conheceu algum atraso, devido a demora na aquisição da torre de perfuração. »»»»

1º Fórum dos Emigrantes São-tomenses

(ainda) sem documento final à imprensa

O Parvo 01-12-2011 A situação actual dos emigrantes são-tomenses e a necessidade de uma política externa face aos novos desafios da globalização são assuntos que estiveram em debate nos dias 28 e 29 de Novembro último no Palácio dos Congressos sob orientação do ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, Salvador Ramos.»»»»

Serviço Nacional dos Bombeiros forma 40 agentes

O Parvo 01-12-2011 A capacitação vem no quadro das necessidades de melhorar o desempenho dos agentes do Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros (SNPCB). Foram 40 agentes que participaram na acção de formação de cerca de 15 dias nas instalações dessa corporação de Protecção Civil que 30 de Novembro chegou ao fim. »»»»

Questões: Política

Como vai a vida económica de certos

políticos com o ADI no poder?

O Parvo 29-11-2011 Nunca houve tanta atrapalhação nos políticos que comandam alguns grupos económicos em SãoTomé e Príncipe como acontece actualmente, numa altura em que o actual Governo vem tomando algumas medidas para pôr ordem em casa. Entre essas medidas constam umas em que o Executivo decidiu fechar “torneira” para gasto de dinheiros públicos sob o slogan: “manda vir”, “vai buscar” e “tira lá”. O Estado assim jamais conseguiria dinheiro para atender pequenos investimentos públicos. »»»»

Questões: sociedade

Desaparecimento de documentos

nos sectores da Administração Pública

O Parvo 29-11-2011 Quem não está disposto a dar andamento a documentos que dão entrada nos diversos sectores da Administração Pública do País, também não deve estar a trabalhar para o Estado. Os responsáveis deveriam averiguar esta situação para saberem quais são os funcionários que alegadamente praticam politica partidária ou de vingança, nos ministérios e serviços, com os documentos que dão entrada nos sectores públicos. É obrigação dos funcionários facilitar a vida aos cidadãos que vão buscar serviços competentes do Estado.»»»»

Governo empenhado numa melhor política de água

à população com financiamento da China Taiwan

O Parvo 28-11-2011 O abastecimento de água potável à população é uma das preocupações prioritárias do Governo de Patrice Trovoada. Todos os esforços para facilitar o acesso da população a este precioso líquido intensificam a cada dia. Nesta última semana, foi lançada a pedra para a construção de quatro estações de tratamento de água superficial com capacidade de produção diária de cinco milhões de litros de água potável no interior da Roça Formosa.»»»»

Junho de 2012 Aeroporto de SãoTomé

e Príncipe terá novo rosto internacional

O Parvo 28-11-2011 Em 25 de Novembro foi dado um dos passos necessários para que São Tomé e Príncipe possa sair da lista negra de países que não têm respeitado as regras internacionais da Organização Internacional da Aviação Civil. Foi a data de lançamento da primeira pedra para as obras de reestruturação, ampliação e modernização do Aeroporto Internacional de São Tomé e Príncipe que verá ficar concluídas em Junho de 2012. »»»»

Projecto SATOCAO visitado por Patrice Trovoada

cria mais de 120 postos de trabalho

O Parvo 28-11-2011 Cerca de 130 pessoas, entre trabalhadores agrícolas e quadros do País formado no referido ramo estão enquadrados no novo projecto de exploração de produção do cacau denominado SATOCAO que começou no País em Maio deste ano. O projecto pertence a um grupo suíço e contempla mais de oito zonas agrícolas do país que produzem o cacau.»»»»

Comentário

Diversidade(s)… Há lugar para todos (?)

O Parvo 25-11-2011 Caros/as leitores/as,

Hoje, tropecei no tema diversidade, que de acordo com o dicionário completo da Língua Portuguesa, significa variedade, diferença, dissemelhança. Assim sendo, lanço-vos o desafio de refletirem, não numa, mas em vária diversidade (s). São múltiplas as discriminações que subsistem nas nossas sociedades. Género, idade, origem étnica, opção religiosa, deficiência, orientação sexual, são algumas que identifiquei.»»»»

Comentário

Um dia tudo vai melhorar nos

órgãos de comunicação social

O Parvo 24-11-2011 Um casal que não se entende, tarde ou cedo, poderá haver divórcio, isto quer dizer que, se o Governo e a comunicação social não se entendem é porque há falta de diálogo. Assim, tarde ou cedo não haverá homens de boa vontade para trabalhar nestas instituições e, neste caso, ninguém será informado do que se passa dia-a-dia nesse pequeno paraíso.»»»»

Acordo de paridade cambial da Dobra

ao Euro dá sinais positivos

O Parvo 24-11-2011 O Governo são-tomense conseguiu inverter para positiva a inflação no País, bem como as reservas cambiais e a execução orçamental. Um desempenho que credibiliza mais a acordo de cooperação económica entre São Tome e Príncipe e Portugal que já vai a um ano e meio de sua implementação. »»»»

Recenseamento piloto da População

e Habitação começou esta quarta-feira

O Parvo 24-11-2011 Começou o recenseamento piloto de população e habitação. O objectivo é testar todos os materiais, as etapas e estudar as viabilidades dos questionários, cartografias e o PDA que é o aparelho que será utilizado no recenseamento. As localidades do Riboque da capital, Vila de Micoló, Fernão Dias, Canavial e São Carlos são áreas escolhidas para este teste.»»»»

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

"O Parvo" Propriedade   da Sociedade de Informação e Publicação, Lda- SIP.Registo SNSTP Nº 1.012, Rua de Moçambique  Dist. de Água Grande S.Tomé - RDSTP,  C.P. 535 Tel. 224568, Telm: 907743, Fax: , visitas desde 22 de Novembro de 2007, E-mail: oparvo@cstome.net